quarta-feira, 5 de maio de 2010

Provas de aferição

Hoje foi dia de Provas de Aferição de Lingua Portuguesa. Milhares de crianças por esse país fora fizeram a sua. Umas com mais dificuldade outras com menos. Como em tudo cada um tem a sua opinião e a minha é que as provas de aferição são importantes. No entanto, acho que deveriam contar para avaliação. O tempo e dinheiro gasto com estas provas não deveria servir apenas para a estatistica. Deveria também servir para avaliar as crianças de forma a prepara-las melhor para os desafios que terão que enfrentar no futuro a nivel escolar.

Hoje estou preocupada. A minha menina também fez hoje a sua prova e tenho a noção que os seus resultados não serão os melhores. Pode ser que assim a professora perceba que não deve passar de ano.

A professora teima em querer passa-la mesmo sabendo que não adquiriu conhecimentos suficientes para tal. Como é que será o 5º ano nestas condições? Vai andar sempre atrasada em relação aos outros pois não terá bases suficientes para os acompanhar... E a sua auto-estima? Será possível que não têm a noção da sua realidade?

A noticia de hoje no publico parece-me bem reveladora da nossa realidade. Na minha humilde opinião os alunos transitam de ano apenas para não manchar as médias das escolas e dos professores.
Espero que os nossos dirigentes consigam ver este absurdo e inverter esta tendencia...

2 comentários:

  1. Olá

    Não sei se leste o meu post da semana passada sobre isto.. nós estamos a passar pelo mesmo, sendo que ao N. nem lhe permitiram fazer a prova de aferição.. para não manchar o currículo da sra professora .... mas insistem que tem que avançar para o 5º ano... acho que acabamos de comprar uma guerra com as professoras e a escola.. mas não vamos desistir.

    Jorge Soares

    ResponderEliminar
  2. Eu na verdade também gostaria de ter essa guera mas a mim não me dão esse direito.

    ResponderEliminar