segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Acordo Ortografico

Agora é que são elas!!!!

Eu sempre gostei de Lingua Portuguesa. Não era aluna de 5 mas sempre me safei bem. Fazia umas composições jeitosas. Não dava erros, gostava de ler e, lia bem. Portanto na minha cabeça, a minha filha também havia de gostar de ler, de escrever e não daria erros. ( Sonhar é tão bom :) )...

Durante estes tempos temos cultivado o gosto pela leitura cá em casa, já lê bem melhor e com isso, na minha modesta opinião aumentou também o poder de compreensão. Agora até já gosta da disciplina de Lingua Portuguesa e tudo. (Espero que isso se reflita nas notas).

Bom, mas vamos lá ao que me levou a escrever este post. Este fim de semana aquando duma incursão pelo caderno diário da minha filha encontrei uma série de erros ortográficos. Pelo que consigo perceber muitos deles por falta de atenção visto que sei que já os escreveu muitas vezes correctamente. Assim, e como o método cá em casa é: copiar a palavra errada 30 vezes. Lá teve a garota de corrigir aí umas 10 palavras.

Mas o melhor vem agora. Uma das palavras era rectificar. E agora? Quando eu lhe passo a palavra corrigida para o caderno ela diz:

"Mãe, também escreveste com erro!"
"Eu????? Deves estar a brincar.... Eu não dou erros ortográficos!!!"
"Mãe, agora já não se utiliza este "c" "
"Glup...."

Eu ainda não estou mentalizada para passar a escrever de acordo com o novo acordo, e não sei se alguma vez quererei estar. No entanto uma coisa é certa... ele está aí e a minha filha, tal como todas as novas gerações vão passar a usa-lo.

Tenho pena, muita pena que assim seja.

Chama-se Lingua Portuguesa e não Lingua Brasileira...

1 comentário:

  1. Tens que lhe dizer que o acordo não obriga ninguém a escrever segundo as novas normas... que durante uns tempos largos vão coexistir as duas formas :-)

    Jorge

    ResponderEliminar